Prevenir a queda de cabelo e escolher o shampoo
Uma das perguntas mais frequentes que me fazem em consulta é:
“Drª Fátima, que shampoo devo utilizar para prevenir a queda de cabelo?”
A minha resposta é sempre a mesma. Primeiro é necessário conhecer bem o seu tipo de cabelo e estar atento aos primeiros sinais de queda. Alguns shampoos podem ressecar o seu couro cabeludo, causar reacções adversas ou irritação. Por isso deverá experimentar diferentes tipos até encontrar aquele que mais se adequa a si.
Existe uma opinião consensual de que existem alguns princípios e características que pode querer considerar quando estiver a escolher o seu shampoo:
É necessário garantir que o shampoo que escolhe tem pelo menos um ingrediente redutor da dihidrotestosterona (DHT) como extracto de palmeira anã (saw palmetto extract) e beta-sitosterol;
Que possua componentes anti-androgénicos como Cetoconazol (ketoconazole);
Que contenha vitaminas e nutrientes como a biotina, vitamina A, vitamina B, niacina, ferro, zinco e cafeína;
É de evitar shampoos e amaciadores que contenham parabenos, sulfatos e fragrâncias;
Experimentar é a chave. Cada componente irá contribuir para o equilíbrio do pH do seu couro cabeludo de forma diferenciada;
Que contenha óleos hidratantes como óleo de rícino, argão, avestruz ou jojoba.
Os shampoos demasiado agressivos ou secantes não são uma solução vantajosa e podem causar comichão, irritação de pele e descamação. O cuidado e a saúde do seu cabelo não pode ser deixado de parte.
Pense no seu cabelo como uma prioridade, pelo que se estiver a sentir uma forte queda de cabelo não hesite em agendar uma consulta com o seu médico da especialidade.
Partilhar :