Antes de tomar qualquer decisão é muito importante perguntar ao seu médico sobre a dor, efeitos secundários e as principais diferenças entre o Procedimento Robótico ARTAS® e o Procedimento de Extração de Unidade Folicular (FUE) Manual.

Aqui estão algumas das perguntas mais frequentes e que consideramos pertinentes serem realizadas antes de decidir realizar o seu transplante capilar com o procedimento robótico.

1. Como é que o médico cirurgião se encontra envolvido durante o meu procedimento robótico ARTAS®?

O procedimento ARTAS® é realizado por um médico cirurgião licenciado e uma equipa cirúrgica devidamente treinada e certificada no sistema robótico ARTAS®.

O seu médico cirurgião é aquele que cria a linha do cabelo, realiza o design, define os parâmetros para colher os folículos saudáveis e gere o seu plano de tratamento personalizado.

2. Quais são as qualificações dos técnicos para o procedimento robótico ARTAS®?

A Restoration Robotics, certifica e treina a equipa do sistema robótico ARTAS®, fornecendo ainda formação contínua para manter a equipa atualizada sobre as últimas tecnologias e desenvolvimentos no sistema robótico ARTAS®.

É importante confirmar com o seu médico cirurgião quem faz parte da equipa clínica que irá executar o seu procedimento.

3. O meu procedimento robótico ARTAS requer pontos de sutura? É doloroso? Existem alguns efeitos secundários residuais, como os da cirurgia FUT? 

Na técnica FUT é removida cirurgicamente uma longa tira de tecido da parte de trás da cabeça e são usados pontos para suturar novamente o couro cabeludo. Esta remoção pode deixar uma cicatriz linear e visível. O processo de cura é desconfortável e até mesmo doloroso.

Com o procedimento ARTAS®, são utilizadas pequenas agulhas para remover milhares de folículos pilosos do seu couro cabeludo deixando apenas pequenas incisões pontuais. Uma vez que as incisões são distribuídas por uma ampla área, a sua área doadora mantém o seu aspecto natural, tornando o procedimento menos detectável. Os pacientes geralmente descrevem o procedimento como sendo praticamente indolor.

4. Qual é a diferença entre o Procedimento ARTAS® e a técnica FUE Manual?

O procedimento de Extração da Unidade Folicular, ou FUE, é um procedimento intensivo e altamente dependente da precisão e repetição para colher milhares de cabelos saudáveis para transplante. Quando executado manualmente, o sucesso do procedimento é limitado pela coordenação mão-olho de uma pessoa. Porque o procedimento é tedioso e longo, os resultados podem ser afetados pela fadiga de uma pessoa.

Com o procedimento ARTAS®, é usado um robô para colher o cabelo. Os robôs são excelentes em tarefas que exigem precisão, repetição e consistência. Devido aos algoritmos inteligentes e à dissecação técnica, o robô pode colher o cabelo eficazmente ao longo do procedimento. A qualidade do primeiro enxerto é o mesmo que o 500º enxerto colhido. Os robôs nunca ficam cansados.

 

 

 

O procedimento ARTAS® confere total confiança nos resultados de cada transplante capilar. Somente utilizado em cirurgias capilares, por médicos cirurgiões e equipas especializadas que otimizam com profissionalismo e sucesso as funcionalidades do mesmo, para a obtenção de resultados que vão ao encontro das expectativas de cada paciente. Na Clínica REPLACE, ambos os métodos FUE e ARTAS®, são utilizados com sucesso, profissionalismo e rigor, pela Dra Fátima Garcês e pela sua equipa especializada. A tecnologia ARTAS® é a mais avançada tecnologia em cirurgias capilares e está disponível na Clínica REPLACE.