A Toxina Botulínica, conhecida também como Botox devido ao nome da marca comercial, é utilizada em várias áreas da Medicina, nomeadamente na Medicina Estética para combater as rugas de expressão do terço superior do rosto.
Encontre aqui respostas às perguntas mais frequentes sobre este tratamento.
Em que consiste o tratamento com toxina botulínica?
A toxina botulínica é um medicamento que bloqueia a libertação da acetilcolina nas terminações nervosas causando assim um relaxamento temporário do músculo onde se injecta que, sendo incapaz de contrair, permite que a ruga se torne menos visível.
Vou ficar com a minha expressão alterada / sem expressão?
Quando a toxina botulínica, é utilizada adequadamente, com rigor e moderação, a paralisação da expressão não acontece.
Para obter os melhores resultados, é importante e necessário analisar caso a caso e perceber qual o objetivo do paciente e qual o tratamento mais adequado ao mesmo.
Em que regiões do rosto é que o produto é mais eficaz?
A toxina botulínica é mais eficaz nas regiões do rosto em que existe intensa atividade muscular, como na testa, glabela (área entre as sobrancelhas) e região periocular (pés de galinha). Isto porque a toxina botulínica tem a função de relaxar os músculos, e é nas áreas em que existe mais atividade muscular que se nota uma maior diferença.
Quanto tempo dura?
O efeito começa a ser notável ao final de 3 dias até atingir o seu máximo ao 10º dia. Apesar da duração média do efeito serem 4 meses, há casos em que a duração poderá ser inferior ou até superior. Isto deve-se a razões relacionadas com o próprio metabolismo de cada um. A prática de exercício físico intenso assim como a exposição frequente ao calor também podem influenciar a longevidade do tratamento.
Qual é a diferença entre toxina botulínica e ácido hialurónico?
A toxina botulínica tem a função de relaxar os músculos, atenuando as rugas de expressão. O ácido hialurónico preenche as regiões em que é aplicado, dando volume às mesmas e funciona como um reforço de hidratação na pele. Apesar, de na maioria das vezes, de uma forma geral, o intuito de ambos os tratamentos ser diminuir os sinais de envelhecimento da pele (como rugas e linhas de expressão), os dois procedimentos compl e têm objetivos distintos.
Com o tempo, o organismo cria resistência à toxina?
Numa minoria dos casos, o tempo de ação pode ser reduzido, sendo que é mais comum em pacientes que utilizam várias vezes e de forma regular o botox. No entanto, de forma geral, este acontecimento não é recorrente.
Qual é a idade recomendada para os tratamentos anti-envelhecimento?
Naturalmente tem que haver e deve haver uma forte motivação endógena por parte do paciente que quer corrigir algo no seu rosto. A partir daí a questão da idade é secundária. Essa vontade muitas vezes aumenta após o Médico explicar criteriosamente as técnicas e respectivos resultados desmistificando assim algumas ideias preconcebidas.
Quais as instruções a cumprir após este tratamento?
-
- Não massajar a região tratada;
- Não utilizar cremes nem maquilhagem nas 4 horas depois do tratamento;
- Não fazer exercício físico intenso nas 12 horas posteriores ao tratamento;
- Não fazer sauna nas 12 horas posteriores ao tratamento;
- Não se deitar nas 4 horas seguintes pelo risco de pressionar a região tratada e comprometer assim o resultado;
- Não realizar limpezas de pele durante 3 dias;
- Evitar andar de mota nas primeiras 4 horas devido à pressão causada pelo capacete;
Na Clínica REPLACE, este tratamento é realizado pelo Dr. Miguel Morgado. Para esclarecer todas as suas dúvidas, marque a sua consulta de avaliação.
Leave A Comment