A Alopecia é uma doença que afeta bilhões de pessoas em todo o mundo, e que consiste na queda de cabelo de forma parcial ou universal. Se sente que está a perder o cabelo não hesite em procurar ajuda profissional de forma a obter um diagnóstico e tratamento adequado.
Existem 3 tipos diferentes de Alopecia:
- A Alopécia Androgénica mais conhecida como calvície, é uma condição genética de queda de cabelo. Incide sobretudo na parte de cima do couro cabeludo, poupando as áreas laterais e de trás devido a diferentes receptores hormonais existentes nos cabelos.
- A Alopecia Areata é uma doença autoimune que se manifesta através da perda de cabelo ou pêlo do corpo em áreas localizadas, resultando nas chamadas “peladas”. As alopécias Auto-imunes são calvícies que se desenvolvem através da criação de auto-anticorpos. As entidades responsáveis são a Alopécia Areata e o Lupus Discoide.
- A Alopécia Cicatricial é uma situação grave de origem inflamatória com dominância progressiva do tecido cicatricial ou cicatriz. É frequente na população e a calvície não obedece a uma área específica do couro cabeludo. Pode afetar uma pequena área ou avançar lenta ou rapidamente causando calvícies totais ou universais.
Sabemos hoje em dia que as consequências associadas à queda de cabelo têm um impacto emocional grave que pode até levar à depressão. Felizmente, hoje em dia já existem tratamentos que revertem a queda de cabelo de forma cada vez menos invasiva e sem cicatrizes lineares visíveis.
No tratamento da calvície, é importante que a Alopecia seja correctamente diagnosticada, pelo que deve sempre procurar a opinião de um médico profissional.
Leave A Comment