fbpx

Qual é o ciclo de vida do cabelo?

Compreender o ciclo de vida do cabelo é essencial para estudar os fenómenos responsáveis pela alopecia e conseguir criar as soluções adequadas para resolver ou atenuar a queda de cabelo. Atualmente, o transplante capilar é a solução mais eficaz para resolver a queda de cabelo causada pela alopecia androgenética.

Numa pessoa saudável, o cabelo passa por 3 fases distintas, seja homem ou mulher:

  • fase anágena

  • fase catágena

  • fase telógena

A fase Anágena, anagénea ou ainda anagénese é a fase inicial de crescimento do cabelo e prolonga-se por 3 a 7 anos tanto nos homens como nas mulheres.

É a fase em que as células germinativas ao redor da papila dérmica começam a proliferar e que o folículo começa a crescer no sentido da hipoderme. A bainha radicular interna começa a desenvolver-se, inicia-se a pigmentação e o pelo começa a aparecer e a crescer além da superfície cutânea.

A fase Catágena, catagénea ou ainda catagénese dura 2 a 3 semanas e é a fase em que o crescimento do cabelo termina.

É nesta fase também que a raiz do cabelo se separa da papila.

A fase Telógena, telogénea ou ainda telogénese é a última fase, de repouso, em que o cabelo pára de crescer, que dura cerca de 3 a 4 meses.

Nesta fase, o cabelo vai perdendo o sistema que o permite estar em contato com a papila, até que acaba por cair. Normalmente antes de cair, um novo fio inicia a fase anágena.

Numa alopecia,  a doença que causa a perda de cabelos, este ciclo não ocorre naturalmente.

A Clínica REPLACE aposta na pesquisa e na investigação científica para identificação do melhor tratamento curativo e melhoria da eficiência dos procedimentos médico-cirúrgicos.

Se sofre com queda de cabelo, procure ajuda profissional.

Tags :
Queda de Cabelo

Artigos Relacionados

Precisa de ajuda?