fbpx

4 problemas emocionais causados pela Alopecia

A Alopecia pode ter origem em diversos factores. Pode estar relacionada com algum transtorno nervoso, hormonal, genético ou ser a consequência de algum traumatismo. Seja nos homens ou nas mulheres, e independentemente do tipo, por vezes não é claro nem visível o impacto emocional causado pela Alopecia, principalmente quando esta surge prematuramente, antes dos 40 anos de idade.

Não podemos negar que vivemos numa sociedade exigente, competitiva e que prima pelo zelo da imagem pessoal. Para além da pressão inerente às vivências diárias, a maior parte das pessoas que sofre de Alopecia sente um desconforto interior por não possuir a aparência desejada, procuram por diversos tratamentos que acabam por não trazer os resultados esperados, sofrendo de ansiedade e depressão.

Principais sintomas causados pela Alopecia

Frustração

A frustração é a reação a uma expectativa não correspondida. Por outras palavras, podemos dizer que a frustração é o que sentimos quando algo que queremos ou esperamos não acontece. Essa não satisfação do desejo gera uma espécie de tensão interna, geralmente, como uma sensação de tristeza e aborrecimento ou, em alguns casos, de desespero ou zanga, entre outras emoções.

Este sintoma é muito recorrente em indivíduos que possuem alopecia por “perderem” ou irem perdendo um traço característico da sua pessoa e personalidade.

Baixa auto-estima

A autoestima é o resultado do valor que uma pessoa atribui aos elementos afetivos e sociais da representação de si mesma ou seja é o valor pessoal que cada pessoa tem de si mesma.

A autoestima é a forma como nós mesmos nos sentimos todos os dias. Para isso contribui o saber se se está satisfeito consigo próprio e o que se pode fazer para melhorar, gostar mais de si próprio e autovalorizar-se.

Nos indivíduos que sofrem de alopecia a auto estima acaba por ser diminuída pela falta de cabelo que os deixa mais tristes e frustrados levando a problemas de ansiedade e depressão.

Ansiedade

A ansiedade é uma emoção caracterizada por sentimentos de tensão, preocupação e insegurança que são acompanhados por alterações físicas, como o aumento da pressão arterial e da frequência cardíaca, sudação, secura da boca, tremores e tonturas.

Neste caso é a alteração fisionómica causada pela Alopecia que origina a ansiedade, podendo ser prejudicial na vida quotidiana.

Depressão

A depressão é uma perturbação mental, mais concretamente uma perturbação do humor, que afeta tanto o cérebro como o corpo pois limitam o funcionamento habitual do indivíduo.

A alteração física causada pela Alopecia juntamente com a frustração e ansiedade impulsionam a depressão pois o facto de não ter cabelo não se limita apenas ao factor estético mas sim ao factor saúde que prejudica o indivíduo na sua vida e no seu quotidiano.

Felizmente os tratamentos na área da saúde capilar têm evoluído bastante ao longo dos anos, permitindo a obtenção de resultados excelentes, minimizando a dor e eliminando quaisquer cicatrizes visíveis, contribuindo assim para a devolução da confiança perdida.

Não desista de si e procure ajuda profissional!

Tags :
Transplante Capilar

Artigos Relacionados

Precisa de ajuda?